Estreia de "Deuses, Donzelas, Destinos" abre temporada


DEUSES, DONZELAS, DESTINOS
0 Nascimento de Europa


O Pé de Vento estreia no dia 24 de outubro de 2015, pelas 21h30, no Teatro da VIlarinha, DEUSES, DONZELAS, DESTINOS - O Nascimento de Europa

Em cena de 25 de outubro a 15 de novembro, sábados e domingos às 16h00




Maiores de 6 anos








FICHA TÉCNICA

Direção do projeto João Luiz 
Adaptação dramatúrgica Maria João Reynaud 
Conceção e interpretação Patricia Queirós 
Espaço cénico e montagem Rui Azevedo 
Figurino Susanne Rösler 
Ambiente musical Pedro Junqueira Maia 
lIustração e design gráfico Pedro Pires


As histórias com deuses e donzelas enfrentando os seus destinossempre povoaram o imaginário da cultura ocidental. Apesar de se ignorar a origem da maior parte desses relatos míticos, a sua memória foi-se transmitindo ao longo dos tempos, de geração em geração, permitindo associar o princípio da «crença numa divindade» a uma cosmovisão primordial.

Foi através de uma cadeia infinita de contadores de histórias que os mitos abriram o longo caminho que os levou da forma oral primitiva às múltiplas formas escritas que os perpetuaram.

A sua fixação é inseparável de uma progressiva consciência poética da linguagem e do trabalho de criação. Desde cedo que os grandes poetas da Antiguidade levaram a cabo a tarefa de fixar em textos esplêndidos, a que hoje chamamos clássicos, as histórias que a transmissão oral continuou a difundir e a transformar.

Nas suas diversas versões, o mito da Europa estabelece uma relação fundadora entre um lugar real e um lugar imaginário, constituindo deste modo o substrato de uma «geopoética» que nos convida a refletir sobre as origens da nossa civilização e da nossa cultura. O facto de o mito enunciar hoje o que se passou in illo tempore confere-lhe um valor simbólico renovado. Por isso nos incumbimos da tarefa de o narrar aos mais novos, para que ele não se apague da memória coletiva e seja recebido como um legado comum e valiosíssimo, que é preciso preservar.


TEATRO DA VILARINHA

SESSÕES PARA O PÚBLICO EM GERAL

25 de outubro a 15 de novembro
sábados e domingos às 16h00

SESSÕES PARA O PÚBLICO ESCOLAR

20 de outubro a 13 de novembro
3.ª a 6.ª às 11h00 e 15h00 (outros horários a combinar)
.

Sem comentários: