OS MACACOS NÃO SE MEDEM AOS PALMOS


De 10 de maio a 1 de junho 2014 no Teatro da Vilarinha

Espetáculo para M/10 anos

Os macacos não se medem aos palmos, de Manuel António Pina, com encenação de João Luiz e interpretação de Patrícia Queirós, sobe pela primeira vez ao palco do Teatro da Vilarinha dia 10 de maio, às 21h30. Estará em cena até 1 de junho, sábados e domingos às 16h00, para o público em geral, e de terça a sexta-feira para público escolar. 
Coprodução Pé de Vento | Teatro Nacional S. João, estreou em março de 2013 no Mosteiro de S. Bento da Vitória, no Porto. 

Os macacos não se medem aos palmos é a história de Basílio, o macaquinho que recolhia num caneco de folheta os donativos destinados a seu dono, Fagundes da Silveira, um tocador de realejo. Diga-se que este teria conseguido juntar uma pequena fortuna se não tivesse gasto todo o dinheiro que ganhou em jogo e noutras extravagâncias...

Mais atinado, o macaco Basílio foi guardando nas pregas do casaquinho de cetim – e sem que Fagundes disso se apercebesse – algumas das moedas que angariava, conseguindo assim um considerável pecúlio. Até que chega o dia em que os papéis se invertem e Fagundes já completamente falido, a quem o macaco Basílio comprara o realejo, passa a trabalhar para este…


Eis-nos, pois, mergulhados num mundo às avessas, que Manuel António Pina concebe com imaginação e humor, à semelhança de outros textos por ele escritos e que o Pé de Vento tem levado à cena.


FICHA TÉCNICA 
texto Manuel António Pina 
encenação João Luiz
dramaturgia Maria João Reynaud
interpretação Patrícia Queirós
cenografia João Calvário
assistência de encenação e figurino Susanne Rösler
desenho de luz Rui Damas
música  Pedro Junqueira Maia 
realejo Orgelbau Stüber, Berlin | João Luiz
desenho gráfico Pedro Pires 
construção e montagem Rui Azevedo | Cristina Lucas

Sobre a estreia:
teatropedevento.blogspot.com/2013/03/ate-17-de-marco-no-mosteiro-sao-bento.html

.