Ritmos africanos no Teatro da Vilarinha

.
Konkasser - o espírito da dança
, 6 e 7 de Maio, 21h30

Allatantou significa respeito e interesse pelo sorriso e a alegria de quem se revê nas suas origens. Esse é o nome da companhia de dança e percussão tradicional africana que esta sexta-feira e sábado, 6 e 7 de Maio, apresenta Konkasser - o espírito da dança, no Teatro da Vilarinha, no Porto. Estreia absoluta.

Konkasser - o espírito da dança traz África ao palco da Vilarinha, num espectáculo de cerca de uma hora, com direcção artística e coreográfica de Joana Peres e direcção musical de João Marques. Dezasseis intérpretes em cena, entre bailarinas e músicos, e a presença especial de Abdoulaye Camara, da Guiné Conacri, bailarino e coreógrafo, fundador e director da Allatantou Dance Company.

A Allatantou Dance Company é uma escola de dança e percussão da costa ocidental africana criada na Gâmbia na década de 70. Chegou à Europa nos anos 80, criando raízes e difundindo-se por vários países, incluindo Portugal, onde é representada por Joana Peres e João Marques e onde, desde 2006, vem divulgando as tradições e a herança cultural da costa ocidental africana, através de espectáculos e animações, workshops para adultos e crianças e aulas de dança e percussão.

Para dar continuidade à tradição (unicamente oral) que se mantém nesses países, a Allatantou procura preservar os cânticos, ritmos e danças de alguns grupos étnicos da costa ocidental africana. Os seus espectáculos visam também servir de suporte para acções sociais junto das populações da Guiné.

Konkasser - o espírito da dança tem lugar no Teatro da Vilarinha no âmbito do programa de acolhimento estabelecido entre a companhia de teatro Pé de Vento e a autarquia.


Konkasser - o espírito da dança
espectáculo de dança e percussão tradicional africana

estreia absoluta

Uma mulher-mulher, uma mulher sábia e uma mulher criança
Uma mulher-só que se procura e se revê quando a dança, mais do que entrega, é um pacto a fazer com a vida e com os mortos.
Distante daquelas que lhe são próximas, próxima de algo que nunca viu, Konkasser sabe que seu corpo traz algo que não é seu.
Confrontada pela feiticeira, iniciada pelos seus antepassados, guiada pelo “Marabu”, Konkasser dança porque unifica.
Porque se encontra.

Intérpretes: Francisca Moraes, Iara Marques, Joana Domingos, Joana Peres, Mafalda Albuquerque, Mariana Trevisan, Marta Vasconcelos, Patricia Andrade, Raquel Couto, Roberta Lazzoni, Rute Crespo

Músicos: Carlos Ferreira, Henrique Vasconcelos, João Marques, Mário Pimentel, Nuno Oliveira

Convidados Especiais: Abdoulaye Camara (Guiné Conacri), Coro Valentim de Carvalho

Direcção Artística e Coreográfica: Joana Peres

Direcção Musical: João Marques


Duração: 1h

Preço dos bilhetes: 7€

Reservas: 91 44 631 47 | 226 108 924

Allatantou Dance Company
www.myspace.com/allatantou | allatantou.blogspot.com

.

Sem comentários: