Figuras e Figurinos nos 30 anos do Pé de Vento


De 15 de Fevereiro a 22 de Março 2008
Junta de Freguesia de Aldoar

Figuras e Figurinos nos 30 anos do Pé de Vento assinala a abertura das comemorações do 30º aniversário da companhia de teatro, desde 1978 radicada no Porto, sempre privilegiando o público infanto-juvenil.

A exposição é inaugurada no dia 15 de Fevereiro, pelas 21h30, na Junta de Freguesia de Aldoar (Salão Acácio Gomes). Estará patente até 22 de Março, de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. A entrada é livre.


A propósito da exposição, escreve João Luiz, director da companhia de teatro:

Desde a sua fundação, em 1978, que o Pé de Vento concebeu a sua actividade como uma companhia, ou seja: algo mais que um simples grupo de pessoas que se junta para fazer teatro. A cumplicidade, o afecto e o respeito pelo trabalho de cada um dos nossos colaboradores levou-nos sempre a procurar preservar os elementos cenográficos que, ao longo dos anos, têm marcado o trajecto estético e artístico da companhia. Tanto mais que esses elementos, após a sua presença em palco, passaram a pertencer também ao público, tornando-se património comum.

O Teatro, o espectáculo teatral é por essência pluridisciplinar, na medida em que convoca para o palco todas as outras artes. E é também efémero, porque no momento em que o pano desce sobre a última representação e a presença dos actores se desvanece o que fica são fragmentos – textos, cenários, figurinos, máscaras, adereços…- que deram verosimilhança às personagens ou enquadraram os actores no acto de criação das suas vidas imaginárias e dispersas por múltiplos tempos.

São estes fragmentos dispersos que agora se reúnem nesta exposição, concebida para assinalar o início das comemorações dos 30 anos de actividade da companhia e que é, antes de mais, dedicada ao público que nos tem acompanhado.

Retirados do contexto inicial, os objectos ocupam agora um novo espaço, onde os segredos do teatro se desfazem, para que surja uma nova realidade, igualmente mágica e capaz de franquear as portas do sonho. Exposta ao olhar do visitante, ela desafia a sua imaginação e convida-o a ser actor num mundo de faz de conta.

Esta exposição dos figurinos de alguns dos nossos espectáculos, montada no Salão Acácio Gomes da Junta de Freguesia de Aldoar, é um acto de agradecimento e de retribuição para com quem nos acolheu há 12 anos e tornou possível que o Pé de Vento prosseguisse a sua actividade no Teatro da Vilarinha. E, também, para com aqueles que continuam a apoiar o nosso trabalho dirigido aos mais novos.

Este é o primeiro acto público que assinala os 30 anos de actividade do Pé de Vento. Outros se seguirão.
.

Sem comentários: